O primeiro turno das eleições de 2022 aconteceu no domingo em todo o Brasil. Na Paraíba, além de definidos os representantes dos mais de quatro milhões de paraibanos no Legislativo em níveis estadual e federal, também se ficou definido que haverá segundo turno para decidir quem será o governador do estado pelos próximos quatro anos. Entre os muitos candidatos elegíveis nos mais variados cargos, pelo menos sete tiveram papeis de relevância no esporte do estado nos últimos anos.

Confira abaixo a lista de desportistas paraibanos envolvidos nas eleições deste ano:

  • Artur Bolinha, candidato a vice-governador pelo PL e presidente do Treze;
  • Domiciano Cabral, candidato a vice-governador pelo Cidadania e ex-presidente do Botafogo-PB;
  • Ruy Carneiro, candidato a deputado federal pelo PSC e ex-secretário de Esporte, Juventude e Lazer da Paraíba;
  • Dinho Papaléguas, candidato a deputado estadual pelo PSDB e ex-secretário de esportes de Campina Grande;
  • Bruno Roberto, candidato ao senado pelo PL e ex-secretário de esportes da Paraíba;
  • Nosman Barreiro, ex-presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB), tentou se lançar à Assembleia Legislativa da Paraíba, teve a candidatura impugnada, recorreu e aguarda um desfecho do caso;
  • Rodrigo Nóbrega, candidato a deputado federal pelo AGIR e ex-presidente do Nacional de Patos;

Dos sete citados acima, apenas Ruy Carneiro (PSC), até o momento, conseguiu ser eleito. Isso porque o carioca radicado na Paraíba, com 102.531 votos, conseguiu se reeleger candidato federal por mais quatro anos. Além dele, o empresário Domiciano Cabral (PSDB) segue na disputa, uma vez que Pedro Cunha Lima, candidato ao governo da Paraíba, avançou ao segundo turno da disputa pelo governo do estado com o atual governador João Azevêdo (PSB). Confira abaixo a lista e os votos recebidos por cada candidato.

Domiciano Cabral (Cidadania) – 520.155 votos

O empresário pessoense Domiciano Cabral, de 67 anos, é candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Pedro Cunha Lima (PSDB). O ex-presidente do Botafogo-PB, junto a seu companheiro, angariou mais de 520 mil votos ao longo dos 223 municípios do estado, números que bastaram para colocá-lo no segundo turno das eleições estaduais.

Artur Bolinha (PL) – 406.604 votos

O empresário Artur Bolinha disputou em 2022 a sua terceira eleição. Isso porque em 2016 e 2020 já havia disputado as eleições para prefeito de Campina Grande, e em 2018 tentou se eleger deputado federal. Desta vez candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Nilvan Ferreira (PL), o presidente do Treze teve, junto a seu companheiro, mais de 406 mil votos, números que deixaram a chapa em terceiro lugar na disputa pela chefia do executivo estadual.

Bruno Roberto (PL) – 231.968 votos

O empresário e advogado Bruno Roberto concorreu à vaga de Senado pela Paraíba em 2022. Com um vasto currículo em gestão pública, o postulante à vaga já foi secretário de esportes da Paraíba. Com 231.968 votos (11,58%), Bruno Roberto ficou na quinta colocação geral para o Senado na Paraíba.

Ruy Carneiro (PSC) – 102.531 votos

Oitavo deputado federal mais votado nas eleições deste ano, Ruy Carneiro conseguiu a reeleição à Câmara Federal ao conseguir mais de 102 mil votos. Esta, inclusive, será a quarta legislatura consecutiva em Brasília do ex-secretário de Juventude, Esporte e Lazer de João Pessoa e do Estado da Paraíba.

Dinho Papaléguas (PSDB) – 12.672 votos

Vereador de Campina Grande e ex-secretário de esportes da cidade, Dinho Papaléguas traz consigo o discurso de valorização do futebol amador que o ajudou a chegar ao legislativo da Rainha da Borborema há dois anos. No pleito atual, o candidato alcançou a marca dos 12.672 votos, mas não conseguiu uma vaga na Assembleia Legislativa, ficando como suplente.

Nosman Barreiro (PP) – Indeferido

O ex-presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB), Nosman Barreiro, de Itaporanga, tentou concorrer nas eleições de 2022 para uma vaga na Assembleia Legislativa do estado, mas teve a candidatura impugnada. Ele recorreu da decisão e aguarda resultado. Nas contas do próprio candidato, ele teve 16.422 votos, o que o colocaria na segunda suplência para deputado federal. Além da FPF-PB, Nosman já passou, também, pela direção do Cruzeiro de Itaporanga.

Rodrigo Nóbrega (AGIR) – 185 votos

Rodrigo Nóbrega é ex-presidente do Nacional de Patos e participou de um pleito pela primeira vez. O ex-dirigente do Canário foi candidato a deputado federal e não conseguiu se eleger, contabilizando 185 votos. Rodrigo é contador e afirmou que seguirá buscando a carreira política, com foco em projetos sociais direcionados para as áreas da educação e empregabilidade.