O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta Segunda-Feira, 30, que os brasileiros em breve poderão utilizar a modalidade de crédito via PIX. De acordo com as previsões dos políticos, o novo recurso deve ser lançado ainda este ano. Estará pronto antes do final do primeiro semestre.

Haddad se reuniu com Roberto Campos, governador do Banco Central do Brasil, no início da semana. O ministro também se reuniu com a Diretoria da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) para falar sobre o assunto.

Nova modalidade de PIX entra em conflito com cartões de crédito

A nova modalidade de crédito do PIX será um novo concorrente dos cartões bancários. Haddad disse ao empresário que esse recurso poderia reduzir o custo do crédito no país, mas não disse ao certo como os brasileiros poderiam usar a novidade ou se as comissões seriam incorridas.

“Até meados deste ano, o PIX também será um produto de crédito, que será significativamente mais barato no Brasil porque o PIX será usado para crédito. Está na agenda do BC. Este será lançado ainda este ano. Quem sabe quem estará lá no meio deste ano?” Disse Haddad durante reunião com a Fiesp.

Desde o seu lançamento, tem sido cada vez mais utilizado pelos brasileiros devido à sua facilidade de uso, funcionalidade e isenção de cobrança de pedágio. Se uma nova modalidade for lançada, os pagamentos poderão ser diferidos e nem sempre serão feitos automaticamente como são agora.