A rede será montada por três unidades coronarianas distribuídas nas três Macrorregiões de Saúde da Paraíba.
O governador João Azevêdo lança, nesta sexta-feira (10), o programa Coração Paraibano, uma rede estruturada de cuidados de urgência e emergência cardiológica, especializada no atendimento a pacientes que sofrerem infarto agudo do miocárdio. O investimento na ação é superior a R$ 14 milhões. A rede abrangerá todas as regiões do Estado e terá atendimento de 24h.
A rede será montada por três unidades coronarianas distribuídas nas três Macrorregiões de Saúde, nos serviços que têm a hemodinâmica, sendo eles: Hospital Metropolitano, em Santa Rita, Hospital de Trauma, em Campina Grande, e Hospital Regional Janduhy Carneiro, em Patos. Além das três unidades, o programa contará com 12 hospitais auxiliares no tratamento na estabilização desses pacientes e na realização da trombólise, em que é aplicado o trombolítico, medicamento utilizado na veia para desobstrução.
O secretário de estado da Saúde, Jhony Bezerra, e o diretor superintendente da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), Luiz Gustavo César de Barros Correia, apresentaram no mês passado em uma videoconferência com a médica cardiologista Ludhmila Abrahão Hajjar, embaixadora do programa, o protocolo do programa Coração Paraibano.
“É um projeto audacioso que vai mudar a vida dos pacientes. A Paraíba é um estado muito bem equipado e que está levando medicina de qualidade para a população. Estou super honrada em ser a embaixadora do Coração Paraibano e pronta para trabalharmos nesse projeto”, disse Ludhmila, que vai estar no lançamento do programa e na primeira capacitação para médicos sobre o protocolo.
O programa pretende atender, em tempo hábil, a pacientes com problemas cardíacos em qualquer cidade do estado, sobretudo os casos de infarto, cuja velocidade do atendimento é fundamental para a sobrevivência dos pacientes.