Objetivo das construções é desafogar o trânsito de veículos pesados em João Pessoa e acelerar o tráfego nas duas BRs que cortam a capital e a região metropolitana

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), assinou nesta quinta-feira (12) a autorização para a obra do arco metropolitano, que será composto por equipamentos de trânsito para interligação das BRs 230 e 101.

O objetivo das construções é desafogar o trânsito de veículos pesados em João Pessoa e acelerar o tráfego nas duas BRs que cortam a capital e a região metropolitana. A intervenção está em orçada em R$ 210 milhões, provenientes de recursos próprios do Estado.

A obra terá cerca de 20 km de extensão e será composta por:

  • dois viadutos, nas interseções com as rodovias BR-101 e BR-230
  • duas pontes com extensão de 40 metros
  • interseções de acesso e retorno a cada 4 km
  • passarelas de concreto para pedestres

Para a implantação do arco, será realizada ainda a restauração e adequação da PB-016, no seguimento entre a BR-230 e Odilândia, no município de Santa Rita. Também será implantada pavimentação no trecho restante até a BR-101, com chegada na interseção para a cidade de Conde.

O processo licitatório deve ser concluído em até 90 dias e a projeção é que a obra comece neste semestre, com conclusão prevista para junho de 2025. O objetivo é atender 1,3 milhão de pessoas que trafegam pelas rodovias.

A autorização da obra ocorreu em evento no Auditório do Shopping Sebrae, no Bairro dos Estados, em João Pessoa, durante a manhã.