Os avanços tecnológicos abrem espaço para o surgimento de novas ideias e, consequentemente, para novos empreendedores, que exercem um papel fundamental na sociedade. São eles os verdadeiros propulsores da economia, vez que criam novos mercados e com isso mais empregos. Em uma época como a atual, em que as novidades se tornam obsoletas em pouco tempo, a constante busca pela inovação é fundamental, além de transformar ideias em oportunidades, através da relação entre pessoas e processo.
Neste contexto, uma das propostas de Marmuthe, vereador de João Pessoa e candidato a deputado federal, será a criação de um programa de incentivo para jovens empreendedores. Mais que uma proposta, trata-se de um compromisso: lutar pela criação e efetivação deste amplo programa, envolvendo capacitação e financiamento para abertura de empresas por jovens, gerando empregos, renda e desenvolvimento para a Paraíba.
“Como deputado federal, estaremos em constante diálogo com os comerciantes, jovens empreendedores, e cooperativas, para dialogar sobre as principais e atuais necessidades deste segmento. A partir daí, vamos apresentar um projeto para criação do ‘Programa de Incentivo ao Empreendedorismo Jovem’, e encaminhar ao Poder Executivo para colocar em prática. Vamos propor esta parceria ao Governo da Paraíba, para que esse Programa esteja também dentro das escolas de Ensino Médio e Ensino Técnico, despertando o empreendedorismo entre os estudantes”, explicou Marmuthe.
De acordo com o relatório de Monitoramento Global de Empreendedorismo, o Brasil se destaca positivamente, apresentando uma crescente cultura empreendedora. A tendência ao empreendedorismo varia de acordo com as características e as peculiaridades de cada Estado. Portanto, é de grande necessidade e utilidade que o governo, em suas três esferas (municipal, estadual e federal), juntamente com a iniciativa privada, atuem neste segmento, disseminando tal cultura no sistema educacional, estimulando a pesquisa, e influenciando a entrada das pequenas empresas no mercado nacional e mundial.
“O ‘Programa de Incentivo ao Empreendedorismo Jovem’ é uma proposta concreta e viável. Em escala menor, já fazemos isso através da nossa ONG Cicovi, na Zona Sul de João Pessoa, oferecendo diversos cursos profissionalizantes, preparando os participantes para o mercado de trabalho, e também incentivando que abram o próprio negócio. Por isso, na Câmara dos Deputados, vamos apresentar à sociedade e ao Executivo este projeto, de forma conceitual e técnica, mostrando que é possível fazer e as fontes de recursos para seu custeio. E quando estiver em andamento, continuaremos acompanhando e fiscalizando, para sempre estimular aqueles que querem empreender”, concluiu Marmuthe