Com uma base sólida que ajudou o Flamengo a conquistar o tri da Libertadores e o tetra da Copa do Brasil, a diretoria irá ao mercado para buscar nomes de peso. Dentro do planejamento do comando do futebol também estão previstas vendas, mas a expectativa é de que as saídas aconteçam sobretudo na janela do meio do ano, a principal da Europa.

Veja quem chega, quem fica e quem vai embora do Flamengo.

Quem chega:

Vitor Pereira: depois de anunciar sua saída do Corinthians, o português entrou na mira do Flamengo e chegou a um acordo para ser o técnico da equipe em 2023. Ele foi anunciado no dia 13 de dezembro e inicia o trabalho no Ninho do Urubu no dia 2 de janeiro.

Gerson: um dos grandes nomes da equipe que conquistou praticamente tudo de 2019 a 2020, Gerson será jogador do Flamengo novamente em 2023. No dia 31 de dezembro, a diretoria rubro-negra e o Olympique de Marselha chegaram a um acordo para a transferência. Veja os números.

Agustín Rossi: o goleiro do Boca Juniors assinou pré-contrato com o Flamengo na última segunda-feira. Rossi negocia com Juan Roman Riquelme, diretor esportivo do Boca, para tentar reforçar o Rubro-Negro já no primeiro semestre. Se não conseguir a liberação, passa ser jogador do clube oficialmente a partir de 1º de julho, quando passará vigorar contrato válido até dezembro de 2027.

Quem sai
João Gomes: com venda encaminhada ao Wolverhampton, da Inglaterra, o volante de 21 anos deixará o Flamengo, clube que o revelou. A transferência renderá cerca de R$ 94 milhões aos cofres rubro-negros.

Hugo Souza: com venda acertada ao Vissel Kobe do Japão, goleiro renderá R$ 7 milhões ao Flamengo, que mantém 50% dos direitos econômicos.

Dorival Júnior: magoado com o fato de o Flamengo ter aberto conversas com Vitor Pereira, Dorival anunciou sua saída na última sexta-feira. O vídeo em que comunicou que não permaneceria foi feito momentos após Bruno Spindel entrar em contato com seu agente, Edson Khodor.

Rodinei: o contrato, que termina em 31 de dezembro, não foi renovado e ele acertou sua ida para o Olympiacos, da Grécia. O Flamengo fez publicação agradecendo os serviços prestados.

Diego Alves: no clube desde julho de 2017, o goleiro de 37 anos não renovará contrato. Deixa o clube com duas Libertadores, dois Brasileiros, uma Copa do Brasil, uma Recopa Sul-Americana, duas Supercopas do Brasil e três estaduais. Disputou 217 jogos pelo Flamengo e se despediu contra o Avaí.

Diego: diferente do xará que joga no gol, o camisa 10 não apenas está se despedindo do Flamengo, mas também do futebol profissional. Contra o Avaí, Diego concluiu sua sétima temporada (estreou em agosto de 2016) e encerra sua carreira. Foram 289 jogos, 44 gols marcados e 12 títulos conquistados, todos os que Diego Alves conquistou e mais o Carioca de 2017.

Vitor Gabriel: depois de passar uma temporada no Juventude, o atacante Vitor Gabriel atuará pelo Ceará na próxima temporada. Assinará contrato válido até novembro de 2023. Como o vínculo dele com o Flamengo também termina no fim de 2023, o contrato será prorrogado por mais seis meses.

Quem volta de empréstimo
Ramon: emprestado ao Bragantino na última temporada, o lateral-esquerdo participou da estreia do Flamengo no Carioca 2023.

Noga: emprestado ao Bahia, zagueiro tem situação idêntica à de Ramon. Seu contrato com o Flamengo é válido até dezembro de 2024.

Thiaguinho: emprestado ao Houston Dynamo, da MLS, o atacante tem contrato com os norte-americanos até o fim do ano. Seu vínculo com o Flamengo é válido até dezembro de 2024, mas não deve ser aproveitado.