Âncora do NE1 na Globo Recife, Pedro Lins anunciou nesta quarta-feira (15) que está deixando a emissora pela segunda vez em menos de um ano. O jornalista havia pedido licença da companhia no fim de março do ano passado para estudar em Londres, na Inglaterra, mas retornou ao noticioso sem maiores explicações sete meses depois, em outubro. Essa é a quinta mudança na apresentação do jornalístico, que sofre com a disputa pela audiência com a TV Guararapes, afiliada da Record. Maristela Niz, que havia sido deslocada para a reportagem, reassumirá o comando do telejornal local da capital de Pernambuco mais uma vez.
A nova passagem de bastão aconteceu na edição desta quarta (15) do jornalístico equivalente ao SP1. “Eu estava aqui ontem, hoje novamente, então vou chamar o querido Pedro Lins, que está aqui para uma despedida”, iniciou Maristela Niz, que estava na apresentação do jornal nos últimos dias. “O Pedro está saindo a pedido dele, então eu gostaria de te agradecer em nome de toda a equipe”, complementou ela. “Eu tô aqui para agradecer esse tempo todo, de muito aprendizado, muitas conquistas, sou muito grato a TV Globo por tudo que vivi aqui dentro”, disse Pedro Lins em seguida.
De acordo com o jornalista, ele deixará a emissora para se dedicar a projetos pessoais. “Quero agradecer a você aí do outro lado, que sempre me acompanhou aqui na tela. Um beijo bem grande”, disse ele rapidamente. Antes de encerrar o NE1, Maristela desejou sucesso ao colega: “A gente gosta demais de você”. Em abril do ano passado, a filial da Globo no Recife foi surpreendida com o pedido de demissão do jornalista. O profissional, que na época havia sido promovido para o horário do almoço há um ano e meio, viajou para Londres, onde iria estudar por um ano, mas teve a volta ao Brasil antecipada e reassumiu a mesmas funções na empresa.
Por causa da saída repentina, o canal líder de audiência teve que correr contra o tempo para gravar testes com outros profissionais para ocupar o seu lugar. O primeiro a substituir oficialmente Pedro Lins foi o repórter Bruno Fontes, que em uma das edições chegou a passar mal ao vivo. Depois, a emissora chegou a testar Mário Carvalho, ex-repórter da TV Liberal, parceira da rede em Belém do Pará. Por fim, Maristela Niz foi contratada em julho e deixou a TV Sergipe depois de 11 anos para assumir o NE1.
Com a volta de Pedro Lins, ela foi rebaixada a repórter apenas três meses depois da estreia nas notícias locais da hora do almoço. Com a quinta mudança, Maristela volta a ser apresentadora titular. Na Globo Recife, a direção de Jornalismo é ocupada pela executiva Jô Mazzarolo há 23 anos.