O endividamento entre os brasileiros cresce a cada dia e o cartão de crédito é um dos principais motivos. No entanto, à medida que a tecnologia progredia, o método de pagamento tornou-se indispensável. Para o Serasa, é importante que os usuários de cartão de crédito realizem uma análise de suas vidas financeiras para reorganizar os gastos.

 

Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (CNC), o endividamento em maio de 2022 atingiu 28,7% das famílias brasileiras. Nesse sentido, a pesquisa indica que a inadimplência está em um nível recorde em 12 anos, em meio ao aumento da inflação no país.

Uma pesquisa realizada pela Serasa eCred indica que quase metade dos consumidores no Brasil (47%) tem quatro ou mais cartões de crédito.  Dos cidadãos entrevistados com cartão de crédito, 23% disseram ter três cartões, 21% tinham dois cartões e apenas 9% dos entrevistados usavam apenas um cartão de crédito.

“A pesquisa mostra a importância do cartão de crédito na vida econômica dos brasileiros, mas ao mesmo tempo acende o alarme sobre o risco de inadimplência”, disse Amanda Rapuzu, diretora do Serasa eCred.

 

Para o gerente do Serasa eCred, acomodar mais de um cartão pode significar que os moradores estão pedindo mais cartões de crédito para pagar dívidas. O especialista aconselha os usuários de cartão a realizar uma análise da vida financeira para reorganizar os gastos mensais.