O Botafogo perdeu a segunda partida consecutiva no Campeonato Brasileiro – ainda tem sete pontos de vantagem sobre o Palmeiras, segundo colocado -, mas a derrota para o Atlético-MG por 1 a 0 foi sucedida por reclamações contra a arbitragem.
O diretor de futebol, André Mazzuco, o técnico Bruno Lage e o atacante Diego Costa não concordaram com a anulação do gol alvinegro.
Na madrugada de sábado para domingo, torcedores do Botafogo colocaram faixa na portaria da sede da CBF com cobrança: “Respeite o Botafogo”, dizia a mensagem.
O protesto se deu por conta da anulação do gol de Diego Costa, outro que reclamou bastante da decisão da arbitragem no lance no segundo tempo. A partida estava 1 a 0 para o Galo. Mas a reclamação principal veio do diretor de futebol do Botafogo.
– Infelizmente mais uma vez a gente tem que vir aqui, chega a ser cansativo. Infelizmente de novo a gente vê um erro capital, inaceitável da arbitragem. Por mais que o assistente Bruno Raphael Pires tenta nos explicar, com toda a educação, e não nos convence. Tivemos um lance com o Flamengo em que o gol contra do Marlon não foi anulado mesmo com Bruno Henrique impedido. Nós conversamos com a CBF, e hoje o critério é diferente. Hoje tivemos um gol legal anulado, e a explicação é que o zagueiro se preocupa com Diego Costa. Vocês podem olhar o lance por diversas vezes: o Diego Costa está parado, o zagueiro está marcado o Janderson e tira a bola como tinha que tirar, e a bola sobra no pé do Diego, que faz o gol. Isso é inaceitável. Botafogo vai brigar até o final no campeonato – afirmou Mazzuco, citando outros erros que considerou capitais contra sua equipe na competição.
Associação de árbitros lamenta
Como já havia acontecido em reclamação de outras equipes, a nova associação de árbitros – a Abrafut, que disputa representatividade dos árbitros com a Anaf, hoje oposição à presidência da CBF – criticou as manifestações contra a arbitragem em publicação no Instagram e prometeu levar o caso ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
“É impressionante como é difícil pra algumas pessoas o enfrentamento da derrota, ainda que esse resultado esteja pautado nas regras do contexto em questão com transparência e retidão.
No jogo de ontem ( 16/09/23) entre Atlético Mineiro x Botafogo, um gol do Botafogo foi anulado corretamente pelo árbitro assistente Bruno Pires. Porém, mais uma vez a honestidade e dignidade do árbitro é questionada. A arbitragem foi acusada pelo jogador Diego Costa de ter ” metido a mão” na interpretação quanto a decisão… O que ele quis dizer?
Outro posicionamento também lamentável foi o do técnico Lage: ‘Cheguei aqui há dois meses e sinto que há critérios muito diferentes em outros tipos de jogos. Dá sensação que se quer que o campeonato continue animado até o fim’. Continua: ‘Muitas coisas duvidosas e lances inexplicáveis têm beneficiado e prejudicado equipes’.
É abominável que a arbitragem seja frequentemente colocada como vilã e vítima de acusações, as vezes de forma tênue e outras vezes claramente, como desonesta.
O lance foi de impedimento claro. O árbitro de campo e os árbitros do VAR, estão fazendo o trabalho deles guiados pela regra. É inadmissível que esse tipo de imputação pública colocando a dignidade e a ética de um trabalhador continue impune”, diz a nota da associação de árbitros.
Lage fez coro às palavras de Mazzuco e insinuou que há uma movimentação para evitar que o Botafogo mantenha larga vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro.
– Vou meter ainda mais o dedo na ferida. Cheguei aqui há dois meses e sinto que há critérios muito diferentes em outros tipos de jogos. Dá sensação que se quer que o campeonato continue animado até o fim. Já vi muitos lances de outros VARs em outros jogos com um critério completamente absurdo e, contanto, o que aconteceu nos últimos dois jogos têm nos prejudicado. Estou aqui também, não vou me esconder, quis fazer este início e fecho com essa questão da arbitragem porque, penso eu, que o VAR veio para ajudar aqui e em qualquer outra parte do mundo – disse Lage.