“Me dediquei aos estudos e a pesquisa e as oportunidades começaram a surgir sendo convidado para proferir palestras em Universidades e em eventos de Mineração no Estado da Paraíba e em Estados vizinhos. Em seguida recebi um convite para ministrar aulas na Escola Cidadã Integral Técnica Padre Jerônimo Lauwen, na cidade de Santa Luzia, onde fui coordenador dos cursos técnicos daquela unidade escolar até o ano de 2018. ″, enfatizou.
“Em 2018 fui convidado para ir trabalhar na Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, onde participei do processo de planejamento e execução da Expansão das Escolas Cidadãs Integrais no Estado, assim como desempenhei a função de Coordenador Pedagógico Adjunto do PARAIBATEC (Programa de Educação Profissional e Tecnológica do Estado da Paraíba), atuando majoritariamente na sede da Secretaria de Estado da Educação em João Pessoa. Além disso, fiz parte da equipe que instituiu o Programa Estadual Primeira Chance, criado pelo atual Governador João Azevedo que visa o incentivo à concessão de estágio, aprendizagem e primeira experiência profissional para estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual de Educação.”, concluiu.
Pádua participou do Programa de Formação em Planejamento para a Implementação de Políticas Públicas e Desenvolvimento do Ensino Médio. O curso de aperfeiçoamento foi composto de sete módulos, somando um total de 180 horas de aulas presenciais no Insper, em São Paulo, além de incluir o desenvolvimento de trabalhos a distância. Este curso foi realizado em parceria e financiado integralmente pelo Instituto Unibanco e Itaú BBA, focado em apoiar técnicos das secretarias estaduais de educação no planejamento para a implementação da reforma de flexibilização curricular do Ensino Médio. Apresentou elevado engajamento e indicou que o formato de encontros periódicos entre gestores de diferentes estados é uma experiência de aprendizagem muito interessante, seja pela diversificação de conteúdo que é trazida, seja pela rede de apoio e discussão que se cria a partir daí. Para iniciativas futuras, fica o aprendizado de sempre definir uma coordenação acadêmica centralizada, além dos professores líderes, e de garantir uma visão de gestão setorial, contextualizando as ferramentas apresentadas para aumentar a profundidade de reflexão dos participantes e desenvolver uma visão crítica e sistêmica sobre o assunto.
Atualmente, Pádua criou um Programa denominado Educação em foco, que é apresentado na quinta-feira na webrádio Sussuarana de Frei Marinho e no sábado na rádio Cenecista de Picuí, onde foi escolhido pela opinião pública como destaque no ano 2021. O Prêmio Destaque do Ano em sua Edição 2021, teve por finalidade expressar o reconhecimento às empresas, profissionais liberais e personalidades que se destacam através de seu trabalho prestado durante o ano aos cidadãos do Município de Picuí, no Estado da Paraíba. A ética, a competência, a capacidade de inovação, o talento, entre outros requisitos, faz cada destaque. Atualmente, Pádua atua como apoio técnico pedagógico da 4ª Gerência regional de educação, sediada em Cuité.