O último concurso que a Fundação realizou foi em 2011, com cerca de um milhão de inscrições, e desde então não se falou mais de concorrência dentro da empresa. Grande parte da falta de nova concorrência deve-se a crises e iniciativas de privatização dos correios.
Entre 2011 e 2016, a empresa registou um aumento significativo da despesa corrente, uma diminuição da atividade económica, um défice tarifário e muitos outros fatores que contribuíram para a ruína do empreendimento durante este período. A avaliação do Comandante-em-Chefe Supremo da União neste momento mostrou uma série de riscos para a continuidade dos correios e mais perdas.
O comandante-em-chefe do sindicato continua a informar que, se nenhuma ação for tomada para evitar que a empresa seja arruinada, os correios se tornarão cada vez mais dependentes dos recursos do sindicato, o que o tornará uma subsidiária.
Por tudo isso, a empresa passou por um processo de privatização, votado e aprovado pela Câmara dos Deputados. No entanto, o processo de privatização permanece estagnado e o novo governo garante que não prosseguirá com a privatização de empresas estatais.
Em 2 de janeiro de 2023, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por meio do Diário Oficial da União, emitiu uma ordem sobre o impacto do projeto de privatização dos Correios e de outras empresas estatais.
Com o cancelamento da privatização, 2023 pode ser muito favorável para os Concruceiros. Além da potencial concorrência dos Correios 2023, outras estatais podem realizar mais processos seletivos e oferecer suas vagas.
Edital Correios 2023.
Com a recente crise e o início do processo de privatização dos correios, a privatização dos correios e o contínuo crescimento económico dos últimos três anos tornaram o novo concurso fútil. O país provavelmente terá um novo concurso para os Correios 2023 e oferecerá algumas vagas.
Com o fim do trabalho de privatização, uma nova concorrência será considerada. De acordo com o último fato descrito acima, não há objeções ao parecer e, portanto, o decreto não está disponível. Tenha certeza de que no momento em que a licitação para o novo estado for anunciada e o decreto for emitido, atualizaremos a ordem e cobriremos todas as informações que a notificação contém sobre o novo processo seletivo.
Para quem é novo no estilo de vida “concurseiro”, o decreto é apenas a organização de todo o concurso no documento em questão. Ele contém todas as informações sobre as vagas fornecidas, o procedimento para a testagem, os meios de eliminação e aprovação dos candidatos, bem como informações sobre datas e bônus.