Investigações apontam que representantes legais de empresa em Patos apresentava documentos falsos para homologação de cursos junto à Polícia Federal.
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (21), a Operação Apate, que investiga a falsificação de laudos psicológicos para validação de cursos de vigilantes realizados na cidade de Patos, Sertão do estado.
Quatro mandados de busca e apreensão são cumpridos em Patos e em João Pessoa. Na Capital, as ações ocorrem no Portal do Sol e no Centro. Em Patos, as atividades acontecem no Centro e no bairro Brasília. As ordens judiciais foram expedidas pelo Juízo da 14ª Vara Federal.
Segundo as investigações, representantes legais de um estabelecimento com sede em Patos teriam falsificado diversos laudos psicológicos para homologação junto à Polícia Federal de cursos de vigilantes realizados pela empresa em 2022 e 2023, sendo que os alunos sequer teriam sido submetidos aos exames psicotécnicos.
De acordo com a Polícia Federal, os alvos da operação devem responder pelos crimes de falsificação de documento particular e uso de documento falso. Até o momento, ninguém foi preso.
O nome da operação, Apate, faz referência ao espírito que, na mitologia grega, personifica o engano, o dolo e a fraude.