Conforme apurado, discursaram no evento representantes da empresa Neoenergia, ministros de estado e o governador João Azevêdo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) surpreendeu há muitos ao não discursar durante o vento de inauguração do complexo de energia híbrida, no município de Santa Luzia, Sertão do estado. O evento foi a primeira visita de Lula durante seu terceiro mandato. Conforme apurado, discursaram no evento o CEO da Neoenergia, Eduardo Capelastegui, o ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia),  representantes da empresa Neoenergia, o representante da empresa Iberdrola, Ignácio Galán e o governador João Azevêdo (PSB).

Após a fala do chefe do executivo estadual, havia a expectativa que Lula realizasse um discurso no evento, porém os convidados se surpreenderam quando o cerimonial anunciou que “a cerimonônia estava encerrada” e pediu que fosse aguardada a saída de Lula e da primeira-dama, Janja, do local do evento.

O Parque eólico chafariz tem 471 Megawatts de potência instalada, já o parque solar Luzia tem 150 Megawatts. Ambos estão conectados ao sistema integrado nacional que foi arrematado pela empresa Neoenergia em 2017, durante um leilão do governo. São 346 km de linhas de transmissão e três subestações.