Flamengo e Grêmio se enfrentam nesta quarta-feira, pela semifinal da Copa do Brasil. É um duelo de tradições e que possui capítulos recentes marcados por disputas emblemáticas. Gabigol é um dos principais personagens no confronto e escreveu uma história com gols decisivos, polêmicas e muitas provocações
De 2019 para cá, o atacante enfrentou o Grêmio em nove oportunidades e perdeu apenas uma partida, válida pelo Brasileirão de 2021. Foram duas classificações em mata-matas: uma pela Libertadores, em 2019, com o histórico 5 a 0, e uma pela Copa do Brasil, em 2021, com o agregado de 6 a 0.
São sete participações em gols: cinco gols e duas assistências – sendo quatro participações dentro da Arena do Grêmio. Além disso, Gabi protagonizou diversos momentos de provocação ao Tricolor, principalmente depois da semifinal de 2019.
Dois gols anulados na Arena e goleada no Maracanã
O Flamengo voltou a disputar uma semifinal de Libertadores após 35 anos. O Grêmio foi o adversário e o primeiro duelo aconteceu em Porto Alegre. A partida terminou em 1 a 1, mas o VAR terminou como protagonista do duelo. Foram três gols anulados – sendo dois do Gabigol e um do Éverton Ribeiro.
A classificação à final foi carimbada no Maracanã, com o histórico 5 a 0 sob o comando de Jorge Jesus. Na ocasião, Gabigol foi autor de dois gols. O resultado depois virou a principal provocação do atacante aos rivais gaúchos.
Expulsão, gol de pênalti e declaração polêmica
No jogo que antecedeu a final da Libertadores em 2019, Gabigol fez um pouco de tudo contra o Grêmio na Arena. O atacante foi um dos melhores em campo, marcou um gol de pênalti e comemorou provocando. Além disso, discutiu com os gremistas, deu declaração polêmica no intervalo, foi expulso no segundo tempo e, de novo, provocou a torcida rival, desta vez, mostrando a mão e contando até cinco relembrando a goleada na competição continental.
Três participações em quatro gols do Flamengo na Arena
Pela 23ª rodada do Brasileirão, o Flamengo contou com show e poder de decisão de Gabigol na Arena do Grêmio. Após mais uma grande atuação e noite inspirada do atacante, o Rubro-Negro derrotou o rival gaúcho por 4 a 2, em Porto Alegre (RS), se recuperou após a eliminação para o Athletico-PR na Libertadores e assumiu a vice-liderança da competição.
Com um gol e duas assistências, o atacante voltou a assumir o protagonismo, colocou o jogo debaixo do braço e escreveu mais um capítulo da campanha marcada pela grande retomada rubro-negra rumo ao octacampeonato brasileiro.
4 a 0 na Arena e mais provocação de Gabi
Pelo jogo de ida das quartas da Copa do Brasil, o Flamengo abriu 4 a 0 em cima do Grêmio, na Arena da Baixada. As câmeras flagraram Gabi exaltado na saída do gramado fazendo um gesto com um número cinco com a mão para a arquibancada, com uma clara referência à vitória do Flamengo sobre o Grêmio por 5 a 0, na Libertadores de 2019. Foi possível ouvir o atacante rubro-negro questionando: “Tem torcida?”.