Os interessados em ingressar na Polícia Militar ou no Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba já podem se preparar para o concurso público que oferece 1.100 vagas para o cargo de soldado. O edital foi publicado nesta sexta-feira (28) no Diário Oficial do Estado e as inscrições começam na próxima terça-feira (1º).

São 900 vagas para a PM e 200 para os Bombeiros, distribuídas em quatro regionais do Estado. Do total, 20% são reservadas para pessoas declaradas negras, conforme a Lei Estadual nº 12.169/2021. Para concorrer, é preciso ter ensino médio completo, idade entre 18 e 32 anos, altura mínima de 1,60 m para homens e 1,55 m para mulheres e não possuir antecedentes criminais ou policiais.

O salário inicial do soldado é de R$ 4.206,87, podendo aumentar com plantões extras e gratificações específicas. O concurso será realizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) e as inscrições devem ser feitas pelo site www.ibfc.org.br até o dia 30 de agosto. A taxa é de R$ 120, mas há possibilidade de isenção para doadores de sangue, plasma, medula, transplantados, doadores que pertençam a família inscrita no CadÚnico e doadoras de leite materno.

O concurso terá quatro etapas: prova objetiva e redação, exame psicológico, exame de saúde e teste de aptidão física. A prova objetiva terá 80 questões de múltipla escolha sobre Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Geografia e História da Paraíba, língua estrangeira (Inglês ou Espanhol), noções de Informática e noções de Direito e Sociologia. A prova está prevista para o dia 29 de outubro.