Castrar um animal além de evitar as ninhadas indesejadas e o consequente abandono, evita a proliferação de doenças sexualmente transmissíveis entre os animais. Para reduzir esses problemas, a Coordenadoria de Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa, inaugurou nesta quarta-feira (28) o Castramóvel.

Só nesta quarta-feira, serão realizadas no equipamento, dez cirurgias de esterilização de cães e gatos a partir das 10h, para tutores que tenham se cadastrado no link. O Castramóvel é um equipamento montado no formato de trailer, com espaço para sedação, cirurgia e repouso dos animais.

O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que o equipamento é a concretização da política ambiental de cuidado com a cidade, as pessoas e todos os seres vivos. “O Castramóvel é uma ação prática de cuidado com a saúde das pessoas, já que estamos evitando a superpopulação de animais na cidade e as possíveis doenças que são transmitidas, mas é sobretudo uma ação de cuidado e respeito com nossos animais, diminuindo a possibilidade de abandono”.

O veículo é totalmente adaptado para a realização de cirurgias de castração em gatos e cachorros e tem o objetivo de contribuir para a redução da população de animais de rua. O equipamento tem três espaços de atendimento, com sala para pré-operatório, sala cirúrgica e pós-cirúrgico.

Segundo Carlos Ítalo Suassuna de Oliveira, coordenador de Políticas de Bem Estar Animal da Semam, o ‘castramóvel’ deverá agilizar as ações de esterilização. “Nosso principal objetivo é reduzir a população de animais de rua, contribuindo assim para a qualidade de vida dos bichos. O trailer vai circular pela cidade, principalmente nos pontos que são reconhecidamente como áreas de abandono de animais, como mercados públicos”, concluiu.