O Coringa voltou a executar seu melhor futebol – e os adversários – a partir da reedição da parceria com Jorge Sampaoli, treinador de seu ápice na Europa, no Olympique de Marseille. Com a chegada do novo comando, Gerson passou a fazer gols e dobrou o número de assistências em 2023.

No sexto mês de sua segunda passagem pelo Flamengo, Gerson é visto no Ninho do Urubu como referência técnica e no aspecto da liderança. Em entrevista à FLA TV, Jorge Sampaoli o tratou como um jogador responsável por fazer o restante do time a se comportar da forma que o treinador deseja. Ou seja, o jogo do treinador obrigatoriamente passa pelos pés e pela postura.

Sob comando do treinador, o Gerson marcou os três gols que tem nessa temporada. Já foram 11 partidas com o argentino, em que o meio-campista também deu quatro assistências. Tal número dobra o desempenho da parte anterior da temporada, quando o jogador acertou dois passes para gols em 16 jogos.

Apenas uma das assistências foi com Vítor Pereira, no Fla-Flu da Taça Guanabara. A outra foi sob orientação de Mário Jorge, nos 3 a 0 sobre o Coritiba.

Adaptação superada
O volante também aumentou o número de finalizações e chances criadas, fruto da liberdade que o atleta ganhou no novo estilo de jogo rubro-negro. O Gerson de Sampaoli tem mais liberdade para atacar, apesar de manter a posição como segundo volante.

Tanto que é mais comum ver o jogador na área do rival, inclusive para sofrer pênaltis, como aconteceu contra Internacional e Maringá. Também foi positivo para o jogador o reforço no meio de campo, com a presença de Erick Pulgar ao lado de Thiago Maia.

O jogador superou um período de adaptação difícil nos primeiros meses de 2023. Ao ponto de parte da torcida questionar o esforço feito para recontratá-lo do Olympique de Marselha. Na apresentação no Ninho do Urubu, Sampaoli chegou a citar que o atleta precisaria de uma recuperação emocional. Filipe Luís, grande fã de Gerson, disse que o elenco não ajudava o atleta a desempenhar o seu melhor.