Com a mudança do Campeonato Brasileiro a partir do ano de 1987, os campeões estaduais deixaram de ter vaga garantida na Série A, transformando Botafogo-PB e Treze nos últimos representantes do estado a figurar na primeira divisão.
Com a criação do clube dos 13 e da Copa União, os times paraibanos ficaram restritos a disputar as Séries B e C. Após outra mudança no regulamento nacional, os nossos representantes não tiveram mais vaga garantida na segunda divisão, com o Campinense sendo o último representante no ano de 1992.
Após 16 anos de espera e muitas decepções na terceira divisão, o futebol paraibano voltou a figurar na Série B, quando o Campinense conseguiu subir ao lado de Duque de Caxias, Atlético Goianiense e Guarani. Infelizmente, o representante da Rainha da Borborema não conseguiu fazer bonito em 2009, sendo rebaixado de volta para a Série C ao figurar na penúltima colocação.
Tirando o Campinense em 2008, o time que ficou mais próximo de voltar a participar da Série B foi o Botafogo-PB, sendo uma ainda no formato antigo e outras três após o título da Série D de 2013, um verdadeiro marco no futebol do nosso estado.
Com a boa campanha do time na Série C de 2023, vamos relembrar nessa matéria as outras quatro oportunidades em que o Belo ficou muito perto de voltar a segunda divisão nacional.
2003 – O ano de 2003 foi mágico para o Botafogo. O time foi eliminado nas semifinais do primeiro turno para o Atlético de Cajazeiras.